Chapa 2 - UFF +
Mensagem 2:
Caros professores, servidores técnico-administrativos e estudantes
Em nossa segunda mensagem, gostaríamos de lhes falar um pouco sobre nossas ideias para a gestão da UFF nos próximos anos. Para mais detalhes sobre nossa plataforma, sugerimos a visita da página www.uffmais.com.br ou nossa página no facebook www.facebook.com/uffmais, onde estão detalhadas as políticas para melhoria de gestão administrativa, o crescimento acadêmico, políticas de acessibilidade, segurança, saúde, interiorização, assuntos estudantis, internacionalização, sustentabilidade dentre outros.
Nossos principais objetivos serão:
1) Promover o contínuo aumento da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo que a UFF se torne, cada vez mais, referência nacional e internacional. Algumas ações concretas incluem o apoio técnico e administrativo aos laboratórios multiusuários, a modernização e o fortalecimento das bibliotecas, o estímulo aos métodos de aprendizagem ativa e a inclusão dos programas e projetos de extensão nas ações de internacionalização;
2) Consolidar a qualidade da expansão de vagas, com ênfase nos novos cursos que foram criados, especialmente nos campi do interior, garantindo a infraestrutura necessária e o corpo docente e técnico adequados para os projetos pedagógicos dos cursos, bem como intensificando o apoio e o estímulo para esses campi desenvolverem projetos de extensão, pesquisa e inovação de alta qualidade e ampliarem a construção de programas de pós-graduação;
3) Aprofundar a qualidade da gestão administrativa, com ênfase na articulação entre os diferentes setores, descentralização do planejamento e execução financeira, agilização de procedimentos, mapeamento de processos e competências, e gestão eletrônica de processos, minimizando o uso do papel;
4) Investir fortemente no apoio ao estudante, por meio de programas de combate à evasão e à retenção, e programas de assistência estudantil, com ênfase no aumento da quantidade e valor das bolsas, construção de novos restaurantes universitários e moradias estudantis nos campi do interior e extensão dos ônibus urbanos para todos os campi do interior.
5) Investir fortemente na valorização e qualificação do servidor técnico-administrativo, ocupando com técnicos as funções de caráter administrativo em todos os níveis da gestão, de modo que a UFF tenha um quadro técnico tão qualificado e valorizado que, havendo mudança de chefia nos setores, não se tenha qualquer descontinuidade na gestão administrativa, mudando apenas as estratégias e políticas, a exemplo do que já ocorre nas melhores universidades do mundo.
Lamentamos a visão equivocada e o discurso pejorativo dos poucos que insistem em afirmar o enfraquecimento da Universidade, ignorando o extraordinário crescimento, não apenas quantitativo, mas também qualitativo da UFF. As evidências são inúmeras como a elevação dos conceitos dos cursos de graduação e de pós-graduação, junto ao INEP e à Capes, bem como o aumento da produção científica de alta qualidade, que se reflete no incremento constante no número de bolsistas de produtividade do CNPq e na captação dos recursos obtidos em órgãos de fomento, como tem sido publicamente reconhecido pela Faperj.
Estamos satisfeitos? Evidentemente que não! Queremos ainda mais qualidade, mais projetos de pesquisa, mais ações de extensão e mais inovação no ensino. E como a comunidade da UFF tem demonstrado se comportar ao longo dos seus mais de 50 anos de história, não paramos na identificação das imperfeições, mas seguimos em frente, tomando as dificuldades inevitáveis do caminho como desafios a superar, com trabalho, otimismo e perseverança. Por estas razões, temos certeza de que contaremos com o apoio de todos nesta construção coletiva, orientada pela qualidade e inclusiva por princípio. Convidamos todos a caminharem conosco nesta direção votando na Chapa 2 nos dias 8, 9 e 10 de abril. A UFF quer mais! UFF Mais!
Cordiais saudações,
Sidney Mello, candidato a reitor
Antonio Claudio Nóbrega, candidato a vice-reitor
Chapa 2 UFF +
uffmais@gmail.com
www.uffmais.com.br
www.facebook.com/uffmais
https://twitter.com/uffmais?refsrc=email
|